"Nossa, nem lembrava que tinha esta roupa!”. Essa frase já se tornou um clássico em meu trabalho: em todas as consultorias personalizadas não há uma só vez em que encontramos algo no guarda-roupa que a cliente nem se lembrava mais… Confesso que também já encontrei antigas e boas peças escondidinhas dentro de minhas gavetas (e você também, né?).
Vamos comprando e, literalmente, abarrotando nosso guarda-roupa. Até que, em vez de ser nosso aliado, ele se vira contra nós: deixamos de otimizar o uso de peças porque, simplesmente, não visualizamos as possibilidades de coordenações. E aí “toca” comprar mais roupa, já que não se encontra o que usar.
A boa notícia é que podemos colocar um ponto final nesse ciclo de maneira simples: é através da organização que iniciamos a construção de um guarda-roupa inteligente. O tempo “gasto” revendo o uso das peças, montando possíveis looks, tirando o que não se usa mais e organizando de maneira eficiente é recompensado pela agilidade que se ganha no dia a dia.
Solicitei à expert em organização Jane Nunes algumas dicas para nos auxiliar a organizar nossos guarda-roupas. ´Bora transformar nosso armário em aliado e facilitar a vida?
- Períodos de mudança de estação são perfeitos para revisão: avalie tudo o que não serve mais ou que você já não usa há um bom tempo. Desta forma você garantirá espaço também para incluir algumas novidades.
- Quando iniciar a “seletiva” das peças tenha em mente as seguintes questões:
1. Esta roupa fica bem em mim?
2. Há quanto tempo não a uso?
3. Usarei em alguma ocasião?
4. Com quais outras peças combina?
Se a peça estiver lá, paradinha, há cerca de um ano e você não vê possibilidade de uso, não hesite: doe!
- Guarde os casacos e demais roupas “pesadas” na parte superior do armário e utilize "space bag". "Space bag" é um organizador que embala as peças com a ajuda de um aspirador de pó: como o ar é retirado a embalagem fica compacta e o espaço é otimizado. Outra vantagem é que, desta forma, se elimina "o cheiro de roupa guardada" e as peças se mantém limpas e prontas para o uso quando preciso.
- Outra forma de economizar espaço no armário é guardar as roupas mais pesadas ou que você usa ocasionalmente dentro de malas de viagem.
- Arrume as peças por cores: desta forma você facilita a visualização e ganha tempo na hora de montar os looks.
- Deixe à vista clássicos e básicos, que facilitam a coordenação com as demais peças do seu guarda-roupa.
- Se possível tire um dia para montar looks com suas roupas. Chame uma amiga que gosta de moda, brinquem com as coordenações e fotografe. Esse álbum, além de facilitar seu dia a dia, ajudará a inovar nas combinações e lembrar-se de possibilidades que ficam esquecidas na correria.
Simples mudanças de atitudes tornam mais fácil o ato de aproveitar ao máximo suas roupas: organizar o guarda-roupa é o primeiro passo para desfrutar das múltiplas possibilidades que as peças oferecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário